Política

Três nomes que podem surpreender na eleição de vereador em Goianésia

Alguns jovens podem surpreender na eleição deste ano e conseguir ser eleitos vereadores em Goianésia. Toda campanha há esse elemento: o da renovação de alguns quadros políticos e a inserção de novos valores no cenário.

Dentre alguns nomes que já anunciaram pré-candidatura, três deles podem surpreender na eleição e não seria surpresa nenhuma se estivessem entre os 15 eleitos: o empresário Jonhatan Vaz; a coordenadora do Vapt Vupt, Stella Afonso e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Rodolfo Henrique.

O empresário Johnatan Vaz, 34 anos, traz em seu sobrenome a força da tradicional família Vaz, que apesar de numerosa, lança só agora pela primeira vez um nome que terá o apoio integral de seus membros. Formado em Administração, Johnatan Vaz atuou como administrador de algumas empresas e professor na rede pública, tendo atuação social junto a adolescentes carentes da cidade. Atualmente é empresário do setor de confecção e participa ativamente de dois esportes: ciclismo e cavalgada, setores com muitos amigos. Ainda não decidiu por qual partido será candidato.

A educadora física Stella Afonso, 35 anos, deixa a coordenação do Vapt Vupt para viabilizar sua pré-candidatura pelo Podemos, partido que é a presidente em Goianésia. Atuou como professora da rede estadual na cidade. Na vida pública, já exerceu algumas funções como líder da Galera 15 – núcleo jovem do MDB na campanha política. Depois disso, ocupou importantes cargos: secretária geral do gabinete do então deputado estadual Renato de Castro, secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer e mais recente a coordenação do Vapt Vupt local. De família tradicional de Goianésia, é neta do pioneiro Berquinho Rodrigues da Cunha. Seu pai, João Afonso dos Santos Silva, foi presidente da CDL e sua mãe, Josette Rodrigues, advogada associada do escritório Gilberto Naves. Casada com Dorneles Caponi Braga, é mãe de três filhos.

O advogado Rodolfo Henrique, de 29 anos, tentará pela segunda vez ser eleito. Na eleição passada teve bom desempenho, alcançando 405 votos pelo MDB, ficando como quarto suplente da sua chapa. Ocupou com destaque o cargo de secretário de Esporte, Juventude e Lazer na atual gestão municipal, mostrando bom poder de diálogo e capacidade de ação. De família tradicional de Goianésia, é filho do também advogado Guilherme Silvério – um dos baluartes do MDB na cidade – e da ex-secretária de Educação, Adriana Carla Veiga de Araújo.

Os três têm em comum alguns aspectos: são jovens, atuantes na comunidade, boas formações e são de famílias tradicionais e numerosas na cidade.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco