Cultura

Goianesiense João Paulo alcança sucesso nacional como guitarrista da dupla Simone e Simaria

O jovem João Paulo de Oliveira é o que se pode chamar de goianesiense que vive da sua arte. Aos 29 anos de idade, roda o Brasil – e às vezes fora – como guitarrista da dupla Simone e Simaria, um dos maiores fenômenos da música sertaneja no país.

João Paulo não chegou lá por acaso. “Estudei bastante e é gratificante trabalhar com o que gostamos. Tocar com a Simone e Simaria é um privilégio, uma coroação do trabalho sério que fazemos”, define.

Nascido e criado em Goianésia, João Paulo estudou na Escola Presidente Kennedy, no Colégio Maria Imaculada e no Colégio Laurentino Martins. Cursou Sistemas de Informação na UEG. Mas o que mais estudou e se interessou na vida foi música. Os primeiros acordes no violão teve com o já falecido professor de música Adão Rocha, aos 11 anos.

Como todo pré-adolescente, trocou o violão pela bola com os amigos. Mas dois anos depois retomou a paixão e, desta vez, para valer. Aos 16 anos já tocava profissionalmente em Goianésia em grupos de pagode e duplas sertanejas.

O pulo do gato se deu sendo convidado para integrar a banda da dupla Israel e Rodolffo. A partir daí subiu ao palco centenas de vezes, sendo músico de outros artistas do sertanejo.

Graças ao talento e profissionalismo, João Paulo foi convidado para brilhar num palco maior: ser o guitarrista da dupla Simone e Simaria. “Graças ao meu trabalho conheço todas as capitais brasileiras e diversas outras cidades do país. Além de ter ido algumas vezes ao Estados Unidos e conhecido Portugal. É um trabalho gratificante”, ressalta.

Sucesso nos palcos, sucesso também nas redes sociais. Seu perfil no Instragram tem mais de 38 mil seguidores. Seu canal no YouTube – de curso de violão – tem mais de 90 mil inscritos e tem vídeo que já ultrapassou 1 milhão de acessos.

Com tudo isso, João Paulo continua o rapaz humilde que sempre foi. De hábitos simples e pacatos, passa os tempos livres com a esposa, Marineide e com o filho Artur. E às vezes recebe os amigos em casa para passar um som ou jogar truco. “Sucesso maior é ser feliz fazendo o que gosta e tendo ao seu lado as pessoas que ama”, filosofa.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco