Colunistas

A saudade do Campo

A saudade do campo, do fogão a lenha, da criação e da vida simples. Tempos sem tecnologia, que no máximo era a velha TV e o inseparável radinho a pilha para ficar em dias com as notícias, também podíamos ouvir recados de parentes e sempre aquela música caipira. As andanças a cavalo era uma das melhores diversões, na roça diversas opções de brincadeiras e travessuras saudáveis.
Nossa horta era enorme, tínhamos sempre pimentas, tomates, alfaces e outros legumes, naquele maravilhoso espaço. Toda aquela liberdade para fazer o que quiséssemos. Acordar ouvindo o mugir das vacas no curral e o cantar dos pássaros, tudo melancólico e de uma plenitude sem igual.
Lembro com saudades de pequenos detalhes daquele tempo, a criação de gado leiteiro e quando tudo se transformou em imensas lavouras de soja perdendo um pouco o romantismo da roça. Estudávamos em Juscelândia e todos os dias eu e meu irmão éramos levados numa Toyota velha que entrava água por todo lado e só retornávamos as 14 ou 15hs, enquanto batíamos a pé pelas ruas daquele lugarzinho interiorano.
Hoje não existe mais o mugir do gado, o canto estridente do galo, a algazarra dos pássaros e toda aquela liberdade maravilhosa. Só restou o barulho ensurdecedor da cidade, onde hoje as pessoas correm atrás do poder e dinheiro não dando tempo para ter uma vida saudável e feliz.

Aureliano Martins Peixoto

Poeta, cronista, articulista e escritor.

Deixe um comentário

× Fale Conosco